Laboratório Veterinário

Tecnologia que se reflete em resultados mais precisos e mais rápidos aliados ao conhecimento técnico e científico dos nossos colaboradores para auxiliar no diagnóstico dos seus pacientes.

Confira todos os exames realizados
e os preparos necessários para cada um

Preparo do paciente: Jejum alimentar de 6 a 8 horas. Não ultrapassar 16 horas. Água a vontade. Não suspender nenhuma medicação sem orientação do médico veterinário.


Informações técnicas: Coletar sangue em frasco com EDTA (tampa roxa). Respeitar o volume pedido no frasco e homogeneizar por inversão logo após a coleta. Identificar o frasco com nome do paciente e tutor. Conservar o frasco sob refrigeração de 2 a 8ºC. Viabilidade da amostra: 24 horas.

Preparo do paciente: Não necessita preparo do paciente. As fezes frescas devem ser armazenadas em coletor universal ou frascos com tampa, não utilizar sacos plásticos, papel alumínio ou papel filme, pois amostras nestas condições serão descartadas. Vermes visíveis a olho nu devem ser enviados em frasco separado. Manter sob refrigeração de 2 a 8ºC e enviar ao laboratório em até 24 horas. Para análise da tripsina fecal (coprológico funcional), manter sob refrigeração de 2 a 8ºC e levar ao laboratório no mesmo dia da coleta. Identificar o frasco com nome do animal e tutor.

Preparo do paciente: Jejum alimentar de 6 a 8 horas. Não ultrapassar 16 horas. Água a vontade. Não suspender nenhuma medicação sem orientação do médico veterinário.

 Informações técnicas: Coletar sangue em frasco seco ou com gel separador (tampa vermelha ou amarela). Identificar o frasco com nome do paciente e tutor. Conservar o frasco sob refrigeração de 2 a 8ºC e encaminhar ao laboratório em até 12h. Amostras hemolisadas ou lipêmicas podem comprometer os resultados e serão descartadas.

Preparo do paciente: Não necessita preparo do paciente, porém a coleta deve ser feita após um período de 7 dias sem banho do animal.

Informações técnicas: Método de coleta: raspado cutâneo profundo. Material necessário: lâmina de vidro e bisturi.
Pode-se complementar o exame com amostra em fita de acetato. Encaminhar o material obtido, aplicado sobre lâmina de vidro e sem coloração, em até 24 horas após a coleta com as extremidades vedadas.

Preparo do pacienteNão necessita preparo do paciente, porém a coleta deve ser feita após um período de 7 dias sem banho do animal (pele) ou 3 a 5 dias sem limpeza dos condutos auditivos.

Informações técnicas: Material necessário: lâmina de vidro para escamas da pele e swab sem meio de transporte para da secreção otológica. Pode-se complementar o exame com amostra em fita de acetato das regiões com hiperqueratose. Manter em temperatura ambiente e encaminhar ao laboratório em até 24 horas após a coleta

(CAAF)

Preparo do paciente: Não necessita preparo. Não suspender nenhuma medicação sem orientação do médico veterinário.

 Informações técnicas: Método de coleta: Aspiração por agulha fina, imprint ou swab aplicados em lâminas de vidro, secas a fresco. Não esqueça de fornecer informações como local, aspecto, tamanho e tempo de evolução da lesão e identificar as lâminas com o nome do animal.

Preparo do pacienteNão necessita preparo, apenas levar o animal com pelo menos duas horas sem urinar. Se for colher a urina em casa alguns cuidados devem ser tomados para evitar contaminação e necessidade de nova coleta. 

Informações técnicas: Método de coleta: cistocentese, sondagem uretral ou micção espontânea. Volume mínimo necessário para realização do exame é de 5mL. As amostras devem ser armazenadas em frasco coletor ou seringa sob refrigeração de 2 a 8ºC e enviadas ao laboratório em até 12 horas da coleta, identificada com nome do animal e tutor.

Preparo do paciente: O uso de antibióticos sistêmicos e tópicos podem diminuir a sensibilidade do exame, sendo ideal, sempre que possível, sua suspensão por um período de 7 dias antes da coleta da amostra, caso contrário, informar o nome da medicação no dia da coleta. Não é necessário jejum.

Informações técnicas: tubo estéril ou swab com meio de transporte (Stuart). As uroculturas devem ser colhidas por cistocentese e podem ser encaminhadas na própria seringa. Identificar com nome do animal e tutor. Manter sob refrigeração de 2 a 8ºC e encaminhar ao laboratório em até 12h.

Preparo do pacienteJejum alimentar de 6 a 8 horas. Para dosar colesterol, triglicérides e glicemia  jejum alimentar obrigatório de 12 horas. Não ultrapassar 16 horas. Água a vontade. Não suspender nenhuma medicação sem orientação do médico veterinário. Pacientes em uso de insulina seguir orientação do médico veterinário em relação ao tempo de jejum e administração do medicamento.

Informações técnicas: Coletar sangue em frasco seco ou com gel separador (tampa vermelha ou amarela) e para glicemia utilizar frasco com fluoreto de sódio (tampa cinza) e homogeneizar o frasco por inversão após a coleta. Identificar o frasco com nome do paciente e tutor. Conservar sob refrigeração de 2 a 8ºC e encaminhar ao laboratório em até 24h.

Preparo do paciente: O uso de antifúngicos sistêmicos e tópicos pode diminuir a sensibilidade do exame sendo ideal, sua suspensão por um período de 7 dias antes da coleta da amostra. Banhos e tosa devem ser evitados pelo menos 7 dias antes da coleta do exame.

Informações técnicas: Para dermatófitos enviar pelos e escamas em frasco coletor ou entre lâminas. Para secreções utilizar swab sem meio de transporte. Conservar a temperatura ambiente e encaminhar o material em até 24 horas após a coleta.

Preparo do paciente: Jejum alimentar de 8 a 12 horas. Não ultrapassar 16 horas. Água a vontade. Não suspender nenhuma medicação sem orientação do médico veterinário. Existem preparos específicos para alguns testes hormonais, entre em contato com o laboratório para mais esclarecimentos.


Informações técnicas: Coletar sangue em frasco seco ou com gel separador (tampa vermelha ou amarela). Identificar o frasco com nome do paciente e tutor. Conservar sob refrigeração de 2 a 8ºC e encaminhar ao laboratório em até 24h.

Preparo do paciente: O uso de antibióticos pode diminuir a quantidade do agente infeccioso e, portanto, a sensibilidade ao exame, sempre que possível suspendê-lo por um período de 7 dias antes da coleta da amostra. Não há necessidade de jejum.

Informações técnicas: Deve-se enviar material compatível com a fase da doença que se quer pesquisar podendo ser sangue em EDTA, punção de linfonodo, punção de medula óssea, líquido ascítico, urina ou secreções nasal ou ocular. Conservar o material sob refrigeração de 2 a 8ºC e encaminhar a amostra em até 12 horas após a coleta.

Informações técnicas: Peça cirúrgica enviada em formol 10% em quantidade suficiente para cobrir o material a ser analisado (Mínimo 1 parte de tecido para 3 partes de formol a 10%). Não esquecer de fornecer informações como local, aspecto e tempo de evolução.

Estamos à disposição para fornecer os frascos adequados para cada coleta, bem como esclarecer eventuais dúvidas sobre protocolos de exames e preparos especiais, armazenamento, transporte e prazo de liberação dos exames.

Vantagens de ser um parceiro:

Discussão de laudos

Fornecimento de
material para coleta

Retirada de
amostra na clínica

Exames urgentes liberados
em até 3 horas

(Consultar condições)

Convênio com
pagamento mensal

Confiança e segurança
nos resultados

Bônus fidelidade

Discussão de laudos

Fornecimento de
material para coleta

Retirada de
amostra na clínica

Exames Urgentes liberados
em até 3 horas (Consultar condições)

Convênio com
pagamento mensal

Confiança e Segurança
nos resultados

Bônus fidelidade

Exames complementares

Para garantir um diagnóstico completo e eficaz para o seu pet.

Ultrassom

Pressão Arterial

Eletrocardiograma

Ecocardiograma

Por que optar
pela Vetapoio?

Atendimento focado no bem estar do animal levando em consideração necessidades individuais de cada paciente

Atendimento diferenciado e individualizado

Tecnologia e equipamentos de última geração

Processos de segurança e qualidade

Equipe composta por Profissionais qualificados